Blog

7 Principais tendências de marketing de conteúdo que você não pode ignorar em 2019

É hora de levar a sério seus esforços de marketing de conteúdo em 2019. O conteúdo está no centro do nosso mundo de comunicação digital e social, sempre ligado, sempre conectado e sempre aprendendo.

À medida que as tecnologias se expandem em recursos, os profissionais de marketing tornam-se mais experientes em como usá-los, os robôs substituem os postos de trabalho e tornam-se ainda mais competitivos para as marcas que tentam agarrar qualquer segundo de nossa atenção.

O conteúdo está no centro da conexão entre sua marca e seu cliente – ou abrirá a mente e o coração deles para prestar atenção e cuidado para que sua marca exista ou não.

Se você puder se conectar com seu público de uma maneira autêntica e humana, aproveitando o conteúdo para aprofundar os relacionamentos, em vez de apenas vender, seus resultados aumentarão exponencialmente.

Aqui estão sete principais tendências de marketing de conteúdo que você não pode ignorar em 2019.

 

1. Plano de marketing de conteúdo – linha de fundo que você precisa

Em 2019, você deve ter um plano de marketing de conteúdo que ajude a alinhar seu conteúdo aos objetivos de sua empresa.

Você precisa encontrar aquele ponto ideal em que possa criar, criar e publicar conteúdo que sirva ao público um valor incrível de uma maneira pessoal e significativa, além de ajudar você a atingir suas metas. Isso não será tão fácil quanto pode ter ocorrido em anos anteriores.

Profissionais de marketing inteligentes já estão trabalhando em seus planos e provavelmente têm um calendário de conteúdo sendo preenchido com conteúdo para encantar e engajar seus públicos-alvo.

Os dias de marketing preguiçoso jogando espaguete de conteúdo social nas paredes virtuais do Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter estão acabados. Eles não vão ganhar em 2019, ponto final.

 

2. Conteúdo Original e Relevante – NÃO Clique em Isca

Você sabia que 78% dos consumidores dizem que o conteúdo pessoal relevante aumenta sua intenção de compra.

Seu conteúdo precisa ser original e relevante. É bem simples. Crie seu próprio conteúdo. Use suas próprias ideias. Se você tiver poucas ideias, contrate um consultor, escritor ou agência para ajudá-lo a criá-las.

Não há mais profissionais de marketing preguiçosos copiando as principais manchetes e tópicos virais, e se enganando em pensar que estão “fazendo as coisas deles” ou adicionando sua própria personalidade – quando, na realidade, eles estão quase copiando e colando palavra por palavra.

Consumidores e tomadores de decisão estão ficando espertos em evitar clickbait, e eles estão procurando conteúdo real que possa ajudar a resolver seus problemas de maneira rápida e fácil. Eles querem que você ganhe sua confiança.

Nosso maior patrimônio como seres humanos é o tempo. Respeite a linha do tempo e a mentalidade dos seus leitores, espectadores e ouvintes e eles vão adorar você por isso, e eles o recompensarão com alcance orgânico e amplificação de sua marca enquanto compartilham seu incrível conteúdo com seus amigos e colegas.

 

3. Micro-Influenciadores

O marketing de influência não é novo, mas é muito mal compreendido pelos profissionais de marketing e pelos líderes de negócios.

Você não precisa contratar os Kardashians – em vez disso, pense nos líderes locais e nacionais em sua indústria e nicho. Olhe dentro da sua própria empresa, pois seus próprios funcionários, assim como os clientes atuais, podem ser seus melhores defensores e evangelistas de marcas.

O marketing de influência não é sobre encontrar um influente famoso e suborná-lo para postar sobre você em suas próprias plataformas e canais sociais. Em vez disso, pense em como você pode fazer parceria com eles. Considere o conteúdo co-criado e peça que também publiquem conteúdo em suas plataformas que você possa aproveitar e promover como conteúdo perene que dura anos, não minutos.

Ao aproveitar o poder do marketing de influenciadores, não seja vítima das agências de influência preguiçosa que só atacam influenciadores de spam com o alcance virtual de copiar / colar, e acabam prejudicando sua marca mais do que ajudando.

Trabalho muito como um influenciador contratado para marcas de grande e médio porte, além de ajudar a direcionar a estratégia da nossa agência, a Marketing Nutz, para ajudar as marcas a criar e lançar estratégias e programas de marketing para influenciadores.

Eu sei, tanto por ser um influenciador quanto por ajudar as empresas a criar programas, que os relacionamentos são a chave para o sucesso. Não pense apenas em curto prazo, “como posso fazer esse tweet ou vídeo se tornar viral?” Em vez disso, considere “como eu posso construir um relacionamento que nós dois ganhemos e também sirva ao valor de nosso público ao mesmo tempo?”

O marketing de micro-influenciadores pode ser um divisor de águas para empresas de todos os tamanhos e, muitas vezes, é o caminho mais rápido para aumentar a notoriedade da marca, a amplificação e uma verdadeira ligação com o seu público-alvo.

Escolher os influenciadores certos é a chave para o sucesso, bem como um programa bem pensado para manter relacionamentos, estabelecer metas e medir resultados. Não é tão fácil quanto jogar alguns dólares em um influenciador e esperar sucesso instantâneo. Esteja pronto para trabalhar.

 

4. Controle de Voz e Pesquisa

Em vez de planejar e otimizar suas palavras-chave para alguém digitá-las em um dispositivo e pensar “como meu cliente-alvo digitará uma pesquisa no Google ou no Facebook?” Os profissionais de marketing também precisam considerar: “como meu cliente fará uma pergunta com seu voz em seu smartphone ou eco da Amazon?

Grandes mudanças estão chegando com a pesquisa, e os profissionais de marketing simplesmente não podem ignorar o poder da pesquisa por voz. Pelo menos uma parte do seu conteúdo precisa responder a perguntas rápidas com respostas rápidas se você quiser que seu conteúdo apareça na pesquisa no futuro. Os profissionais de marketing precisam pensar nas palavras que as pessoas dizem, e não apenas no que provavelmente digitarão por meio do teclado.

Além disso, sites otimizados para dispositivos móveis e otimizados para dispositivos móveis continuam sendo extremamente importantes, pois a maioria dessas pesquisas ativadas por voz é feita em um dispositivo móvel. O Google prioriza sites otimizados para celular nos resultados de pesquisa.

À medida que as pessoas investem mais em dispositivos controlados por voz, essas tendências aumentam. Essa é definitivamente uma área em que os profissionais de marketing de conteúdo experientes devem estar observando atentamente.

 

5. Teste novos formatos, como vídeo, áudio e histórias curtas

Se você ainda não começou a usar o vídeo em seu marketing, 2019 é a hora de começar? Não começou um podcast? Não testou usando um bot para fornecer melhor atendimento ao cliente? Talvez 2019 seja o ano em que você faz essas coisas também.

O segredo do sucesso em 2019 será ter a coragem de experimentar coisas novas sem se tornar imediatamente viciado. Tente novos formatos e mídias, mas também esteja disposto a abandoná-los rapidamente se eles não estiverem funcionando.

Se você estiver fazendo um conteúdo mais amplo, pode ser útil testar formatos mais curtos, como histórias no Instagram e no Facebook. Se você se concentrou principalmente em conteúdo e vídeo de formato curto, experimente testar conteúdos de formulário mais longos que possam ter uma boa classificação na pesquisa, aumentar o tráfego e oferecer benefícios de SEO.

Assim como mencionei na tendência 2 acima, o conteúdo original e relevante é a chave para o sucesso. Não “faça vídeo” só para fazer isso, não faça um podcast só porque todo mundo lhe diz para fazer um podcast.

Em vez disso, reserve um tempo para planejar uma sólida estratégia de conteúdo que atraia seus clientes ideais, atenda ao seu público atual e trabalhe em prol de suas metas mais amplas. Se o vídeo for o que ajudará você a fazer isso, vá para o vídeo.

Divirta-se com formatos que talvez você não tenha usado tão profundamente no passado, e não fique preso no objeto brilhante, pensando “tem que ser ao vivo” ou “tem que ser chique”. A única coisa que realmente importa é que tem que fornecer valor ao seu público.

 

6. Storytelling da marca

Aprender a aproveitar a narrativa da marca é uma habilidade que nem todos os profissionais de marketing dominam. Muitos pensam que isso significa apenas que eles têm o direito de falar sobre si mesmos mais ou de que precisam fazer com que outras pessoas falem mais sobre eles. Errado.

A narrativa da marca é muito mais profunda sobre quem você é e por que você está fazendo o que está fazendo. A narrativa de marca é mais sobre a experiência que você cria e como você envolve seus clientes, em vez de se gabar. Grande diferença.

Qual é a história por trás de sua marca e sucesso? Quais são as estradas difíceis que você percorreu para chegar onde você está? Como essas estradas esburacadas criaram experiências incríveis para seus clientes e por quê?

São necessários sete toques de marca para alguém se lembrar de você e da sua marca. Maximize cada ponto de contato para criar experiências importantes e baseie-se na intenção de moldar verdadeiramente as pessoas e empresas que sua organização alcança.

 

7. Decisões baseadas em dados curam a síndrome do objeto social brilhante

Sua estratégia, plano e tática de marketing de conteúdo devem ser priorizados e baseados em decisões baseadas em dados. Essa é a única maneira pela qual você pode se distanciar da síndrome do objeto brilhante e social que persegue a mente.

Você não precisa ser o primeiro profissional de marketing em todas as redes sociais lançadas. Você não precisa ser o melhor em todas as redes sociais também.

Em vez disso, você deve se concentrar em ser o melhor em servir seus clientes, mas não saberá se é bom em atendê-los ou se o conteúdo está ajudando você a fazer isso se não ficar viciado nos dados.

Quando você desenvolve um plano baseado em dados e nas necessidades de seus clientes, isso também libera tempo para que você seja mais ágil. Ser ágil permite-lhe testar mais facilmente novas coisas, sem ter de mergulhar de cabeça em todas as novas tecnologias sobre as quais lê no Facebook.

Acredite em mim, à medida que o ano novo se aproxima, haverá muitas postagens como esta divulgando o próximo novo objeto de mídia social e tecnologia brilhante. O sucesso não virá por ser o mais rápido em persegui-los – em vez disso, escolha os corretos que o ajudarão a vencer.

Se você quiser uma estratégia de conteúdo vencedora em 2019, deve reservar um tempo para planejá-la e, em seguida, estar disposto a fazer o trabalho para torná-la realidade.

Vamos conversar?

[email protected]

Rua José Clemente, 94 - Sala 1205
Niterói / RJ

Estúdio Sync

Online

Olá!
Para prosseguir com o atendimento, vamos precisar do seu nome, telefone e email: